Calabrianos Assumem a Associação Menores Com Cristo em Guarabira

Breve histórico

 

 

1990: A AMECC nasce com a acolhida do jovem Cícero

A AMECC, Associação Menores Com Cristo foi fundada dia 25 de março de 1993. Dom Marcelo Pinto Carvalheira era um de 40 membros fundadores. Cícero, o primeiro jovem acolhido, escolheu o nome “Menores Com Cristo” para a associação. Pe. Geraldo Brandstetter o acolheu em 13 de novembro 1990 e assim iniciou o projeto. Dom Marcelo cedeu o quintal atrás da Diocese onde já tinha um trabalho com jovens para acolher Cícero e mais outros meninos de rua. A doação de um luterano alemão permitiu a compra do terreno atual da AMECC em 1993. A AMECC cresceu até chegar trabalhar com 230 crianças e adolescentes em seis Casas Lares, a Escola São Rafael e a Creche São Miguel.

 

 

2013: Pe. Geraldo chama Sebastian Haury para assumir a AMECC

 

Depois de quase 25 anos na missão, ao chegar perto dos seus 80 anos, Pe. Geraldo preocupou-se com o futuro da instituição. Chamou Sebastian Haury, alemão, missionário leigo, administrador, para assumir em março 2013. Nesse tempo a AMECC se abriu para acolher meninas evitando a separação de irmãos, foi introduzido o jovem aprendiz para garantir o futuro profissional dos acolhidos, foi reestruturada a instituição para diminuir os seus custos mensais e foi introduzido a Campanha Irrigar (conta de água) para trazer todos os meses recursos brasileiros para a AMECC, como também o Criança Esperança e outros projetos nacionais. A principal missão de Sebastian, porém, foi à busca de uma nova liderança brasileira para a Obra.

 

 

2018: Os Calabrianos assumem a AMECC

 

Dia 16 de julho de 2015, Pe. Gilberto Bertolini, Delegado dos Pobres Servos no Brasil, visitou pela primeira vez a AMECC. Em seguida Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena lhe escreveu uma carta, convidando-o para que a Congregação assumisse a AMECC. Os Calabrianos trabalham com 12 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil, entre muitos outros projetos principalmente na área de saúde e na pastoral. Em Porto Alegre acolhem 250 crianças em 25 Casas Lares. No processo de aproximação entre a AMECC e os Pobres Servos, em várias viagens para Porto Alegre, Sebastian já vem trazendo muitas novidades para Guarabira. Ele firmou um contrato entre os Pobres Servos da Divina Providência no Brasil e a Associação apoiadora da AMECC na Alemanha, o Kinderdorfverein, onde ambas as partes declaram o seu sério compromisso de trabalhar juntos na missão da inclusão social de crianças e adolescentes na região. O contrato é de seis anos, renovável.

Com a chegada da Congregação Pobres Servos da Divina Providência realiza-se o grande sonho de dar longevidade à AMECC,em liderança brasileira, que continua, porém, contanto com a ajuda da Alemanha.

 

26/08/2018: Missa de Posse

 

No dia 26 de agosto às 8h30, na Catedral Nossa Senhora da Luz da Diocese de Guarabira, será celebrada a missa da chegada da Obra Calabriana neste município. A missa será presidida por Dom Aldemiro Sena dos Santos. Estarão presentes o Superior Geral da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, Pe. Miguel Tofful, que veio da Itália, Pe. Gilberto Bertolini, Superior da Delegação Nª Sª Aparecida dos Calabrianos no Brasil e futuro presidente da AMECC, Ir. Lauri Carlesso, o futuro Diretor Operacional da AMECC, o Pe. Marcos Antônio da Silva, futuro membro do Conselho Operacional da AMECC e outros religiosos da congregação atuando no Nordeste. Sebastian que recebeu a figura do “Bom Pastor” do Pe. Geraldo, a repassará ao Pe. Gilberto, novo Presidente da AMECC, para que cuide de gerações e gerações de crianças e adolescentes na região.

 

Dia 27 de agosto, as 9h00, em assembleia geral, na AMECC, a nova direção tomará formalmente posse.

 

Menores, pobres são pérolas

São João Calábria que fundou a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência 1910 em Verona, Itália, disse: “Menores, pobres são as pérolas da Obra”. Assim desejamos as boas vindas aos Calabrianos que serão uma benção para a missão da inclusão social de centenas de crianças e adolescentes na Diocese de Guarabira.

 

Saiba mais sobre a AMECC e a Congregação Pobres Servos da Divina Providência:

www.amecc.org.br

www.pobresservos.org

fonte: Heloisa AMECC

Categoria:Destaques