Procissão do Encontro relembra o sofrimento de Maria ao encontrar-se com Jesus a caminho do calvário

Homens e mulheres das Paróquias de Guarabira,  realizaram na próxima sexta-feira (23), a Procissão do Encontro, relembrando sofrimento de Maria, ao encontrar-se com seu filho Jesus, carregando a cruz a caminho do calvário. A tradicional procissão acontece todos os anos na Sexta-feira que antecede a  semana santa. Os homens, separados das mulheres, seguem por caminhos diferentes, e se encontram na praça Lima e Moura no centro de Guarabira, após o encontro todos irão a Catedral da Luz onde é sera rezada a missa. Eles, carregando o andor com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, e elas, guiadas pelo andor com Nossa Senhora das Dores.


    Durante a caminhada, os fiéis seguem em oração, e fazem reflexões sobre essa passagem bíblica, que segundo explica o Padre Kleber Rodrigues que administra a Paróquia da Catedral, serve para meditarmos sobre a entrega de Jesus por amor aos homens. "Ele entrega sua vida por nós, mas Maria também entrega seu filho em nosso favor, porque também Jesus, filho de Deus é filho de Maria", completa.


    A Procissão do Encontro faz parte da religiosidade popular, portanto, não integra o calendário de cerimônias oficiais da Semana Santa católica. Ela caiu no gosto popular porque muitas pessoas se identificam com essa situação, de encontro e desencontro, em suas vidas cotidianas. "Quantas mães e quantos pais vivem uma situação de desencontro com seus filhos. E outros, vivem o encontro de seus filhos em situações difíceis. Tudo isso toca o nosso coração porque é da nossa experiência humana", conclui o padre.




Categoria:Destaques